-
Arquitetos: Nommo Arquitetos
- Área: 136 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Paula Morais
-
Fabricantes: Mademeyer, Maxton, Portobello
Descrição enviada pela equipe de projeto. O local da obra é uma área comum de três casas, em um condomínio fechado, situado no norte de Florianópolis. As casas pertencem a uma mesma família e neste espaço existia uma pequena churrasqueira coberta, porém sem fechamento lateral. A família cresceu e gerou a necessidade de um programa mais amplo e confortável.
O projeto é setorizado em dois volumes: um paralelepípedo de concreto, que abriga a parte social, e um bloco branco de alvenaria, destinado às áreas de apoio.
No bloco social foram empregados materiais com aspectos mais brutos, como o concreto armado com acabamento ripado, o forro de madeira de demolição e as esquadrias de madeira, relevando-se a simplicidade do uso: churrasco, pizza, festa, crianças correndo, enfim, família.
A topografia do terreno foi ajustada com a suavização do declive na direção do bosque, criando-se o platô que nivela o jardim e a construção, ampliando e integrando os espaços internos e externos.
O bosque, pano de fundo de quem chega à obra, torna-se o ator principal quando reapresentado de dentro do espaço. Para tanto, a viga encarregada de vencer o vão de 14 m da face sul, portando-se num primeiro momento como uma barreira visual, é invertida e transformada em um banco na face norte, liberando assim a paisagem.
As laterais são marcadas por aberturas recortadas no volume, definido acessos e visuais.
Dentro da área social, o salão se divide em estar, cozinha e mesas. A cozinha é composta por um forno de pizza, churrasqueira e uma grande bancada de madeira, que abriga o refrigerador, além do forno e fogão. Sustentada por vigas metálicas, a cobertura é composta por uma laje impermeabilizada, isopor e um revestimento interno de madeira de demolição.
O bloco de apoio, que tem o desenho acompanhando o limite dos lotes, traz a parte hidráulica, com banheiros e caixa d'água, além de um depósito de utensílios.